O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) o nome do novo líder da Igreja Católica: Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, foi eleito papa e adotará o título de Leão XIV. A escolha foi revelada oficialmente após a tradicional fumaça branca surgir da Capela Sistina, sinalizando o consenso dos cardeais reunidos em conclave.
Prevost sucede o Papa Francisco, falecido no último dia 21 de abril, tornando-se o 267º papa da história da Igreja Católica. Aos 69 anos, Leão XIV é o primeiro pontífice norte-americano da história, fato que marca uma mudança simbólica na liderança da Igreja em direção a novos horizontes geográficos e culturais.

O anúncio foi feito pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, diretamente do balcão central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, seguido da primeira bênção “Urbi et Orbi” concedida por Leão XIV aos fiéis presentes e ao mundo inteiro.
A eleição de Robert Prevost representa um momento histórico para os mais de 1,3 bilhão de católicos em todo o mundo, num contexto em que a Igreja enfrenta desafios relacionados à fé, à modernidade e à preservação de seus valores fundamentais.
O O Sertão PB continuará acompanhando os desdobramentos deste importante acontecimento religioso.