Líderes de diversas partes do mundo confirmaram presença na missa inaugural do Papa Leão XIV, marcada para este domingo (18), na Praça de São Pedro, no Vaticano. Entre os nomes já confirmados estão o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky; o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin; o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance; e o presidente da França, Emmanuel Macron.
A cerimônia, que marca oficialmente o início do pontificado do novo Papa, está prevista para começar às 10h no horário local (5h da manhã no horário de Brasília), e será transmitida ao vivo por diversos canais internacionais, incluindo a CNN Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será representado por Alckmin, já que cumpre outros compromissos internacionais. A delegação brasileira parte na sexta-feira (16) e retorna no próprio domingo. Já os Estados Unidos serão representados por JD Vance e pelo secretário de Estado, Marco Rubio.
A presença de Zelensky na missa acontece em um momento delicado para a Ucrânia, que segue em guerra contra a Rússia. O presidente ucraniano deve aproveitar a ocasião para manter encontros diplomáticos paralelos.
A celebração religiosa é uma tradição da Igreja Católica e simboliza a aceitação oficial do novo pontífice pelo colégio cardinalício e pela comunidade internacional.